veganO que é o Veganismo?
O Veganismo é um estilo de vida que evita o consumo de produtos de origem animal, sejam eles alimentos, roupas ou acessórios.

Quais são os alimentos crus?
Os alimentos crus são alimentos que não foram aquecidos acima de 47°C.

Por que eu deveria comer alimentos crus?
Ética
Nossos vizinhos animais são sensíveis, com autoconhecimento e capazes de experimentar o prazer e a dor. Eles merecem o nosso respeito e eles merecem a liberdade. Agricultura animal é responsável pela morte de mais de 56 bilhões de animais em todo o mundo, sem contar os peixes, que também ha sido demonstrado que possuem sensibilidade e uma grande capacidade de sofrimento. Mesmo os animais criados sob as maioria das circunstâncias “humanitárias” é dizer, até mesmo algumas das vacas que são alimentados com capim sofrem tremendamente para tornar-se fornecedores de alimentação humana.

Todos nós temos o poder de optar por um sistema em que a vida animal é desvalorizada e explorada ou por escolher o estilo de vida vegan. Dietas veganas são saudáveis, saborosas e divertidas; roupas e acessórios vegan estão cada vez mais acessíveis aos consumidores. Em supermercados, restaurantes e compra de roupas que você faz, você tem o poder de se opor a crueldade contra os animais e apoiar uma visão de mundo compassivo. E você pode fazer tudo isso sem sacrificar o sabor ou prazer.

O ambiente
O uso de culturas como o trigo, soja e milho para alimentar os animais em fazendas industriais é extremamente ineficiente. São necessários 8 Quilos de grãos para produzir ½ Kg de carne bovina e de 2Kg para produzir ½ Kg de frango ou ovo. Mais de 70% de grãos e cereais cultivados, são para alimentação animal, apesar de nossa própria crise de fome humana.

São necessário entre 20 e 50 litros de água para produzir ½ kg de vegetais ou frutas; e 2.500 litros para produzir uma ½ kg de carne e quase 1.000 litros de água para produzir 4 litros de leite. Uma dieta exclusivamente à base de plantas requer apenas 300 litros de água por dia, enquanto que uma dieta onívora média requer mais de 4.000 litros de água por dia. Em um mundo cada vez mais com suprimentos limitados de água limpa, é criminalmente um desperdício.

Enquanto isso, a ONU estima que cerca de 30% de toda a massa terrestre do planeta é dedicada à agricultura animal. O custo é enorme: é preciso 3,25 acres (13.000 m²) de terra para alimentar uma pessoa que come carne continuamente, enquanto que apenas um sexto de um acre (671m²) é necessário para alimentar um comedor à base de plantas. A ONU também afirmou que a agricultura animal contribui com mais gases de efeito estufa para a nossa atmosfera anualmente do que os combustíveis fósseis a partir de carros.

Agricultura animal é economicamente e ambientalmente desastrosa. Mas nenhum de nós é impotente contra o sistema: todos nós podemos escolher para protestar e remediar os prejuízos da agricultura três vezes por dia: colocando as refeições à base de plantas em nossos pratos.

E a nossa saúde?
Nutrientes
Muitos alimentos perdem sua vitamina natural e conteúdo de fitonutrientes no processo de cozimento: vitaminas solúveis em água (incluindo vitaminas do complexo B e vitamina C) são especialmente suscetíveis a depleção através de aquecimento. Outros nutrientes são mais biodisponível através do processo de cozimento, por isso é aconselhável para comer, ter um equilíbrio de ambos os vegetais crus e cozidos. Dito isso, aprender a preparar alimentos crus pode ser uma lição fascinante em comer alimentos que é um pouco mais perto da natureza, e dependendo menos de ingredientes embalados.

Saúde Digestiva
Alimentos à base de plantas (legumes, frutas, sucos, nozes, sementes e grãos) são ricos em fibras, o que ajuda a manter nosso trato digestivo saudável e regular.

Vantagens geral de saúde
Os vegetarianos podem ter um menor risco de obesidade, doença cardíaca coronária (que provoca ataque cardíaco), hipertensão arterial, diabetes mellitus e algumas formas de câncer, de acordo com a American Heart Association. A American Dietetic Association afirmou que, “os resultados de uma avaliação baseada em evidências mostraram que uma dieta vegetariana está associada a um menor risco de morte por doença isquêmica do coração. Os vegetarianos também parecem ter níveis mais baixos de colesterol de baixa densidade da lipoproteína, pressão arterial mais baixa e menores taxas de hipertensão e diabetes tipo 2 do que os não vegetarianos. Além disso, os vegetarianos tendem a ter um menor índice de massa corporal e menores taxas de câncer em geral. Características de uma dieta vegetariana que pode reduzir o risco de doenças crônicas incluem baixa ingestão de gordura saturada e colesterol e maior consumo de frutas, legumes, grãos integrais, nozes, produtos de soja, fibras e fitoquímicos. ”

Fontes
http://www.veganoutreach.org/starterpack/
http://pcrm.org/health/veginfo/vsk/index.html
http://www.petaliterature.com/veg297.pdf
http://www.tryveg.com/img/vsg0501.pdf
http://www.vegkit.org/

Antonio Fischer: Nutricionista do Match Point
Spa
Pós Graduado em Alimentos Funcionais e Qualidade de vida Unasp
Raw Food Chef by Graff Academy of Raw Food Nutrition USA
Nutrição de Alta Qualidade
Spa Phone: 55 11 4584-2154